domingo, 17 de abril de 2011

Páscoa no mundo

A Páscoa no mundo.

Festa que se comemora a ressureição, 
o renascimento de Cristo.


Época de reunir a família e passar adiante mensagem de paz , 
harmonia,otimismo alegria e felicidades.


As comemorações de páscoa mudam muito de país para país,
seguindo suas tradições,história e cultura.


No Brasil, 
um país de grande tradição católica, a Sexta-feira Santa (morte de cristo) e o Domingo de Páscoa (ressurreição de cristo) são  datas  festejadas, com grande conteúdo simbólico. Muitas manifestações rendem homenagem à data desde procissões, missas, rituais até peças de teatro tanto nas grandes cidades, como no interior do país.
A Páscoa, é também um dia lúdico para as crianças,que recebem ovos de chocolate  trazidos pela coelhinha da Páscoa. Os ovos são deixados em "ninhos" ou cestos, e a busca desse "tesouro" é uma verdadeira festa.
Além da troca de ovos de Páscoa, as famílias se reúnem no domingo para celebrar com um almoço, com direito a pratos especiais.


Nos EUA
se comemora geralmente pela manhã ao ar livre,em jardins gramados onde se fazem brincadeiras com ovos escondidos pelos coelhos.
Na Inglaterra,
 as brincadeiras são de guerra de tortas de lebre e chute de garrafas.

Na Grécia,
 fazem procissão, com ovos vermelhos que simbolizam sangue de cristo.

Na Suécia,
a festa lembra o dia das bruxas dos EUA. As crianças saem as ruas ,na quinta feira santa, fantasiadas de bruxas e visitam seus vizinhos deixando cartões decorados para receberem doces ou dinheiro.
Na índia,
 comemoram a festa do Holi para lembrar o aparecimento do Deus Krishna. Nesta época a população dança, toca flautas e faz comidas especiais para receber os amigos. É comum que o dono da casa marque a testa dos convidados com um pó colorido.
Na Alemanha,
a tradição é a decoração de ovos para presentear os amigos. Mas lá, ao dar o ovo para outra pessoa, se diz "Kkristos Vosgrés" (Cristo ressuscitou). Já quem recebe o presente deve responder "Voistinu Vosgres"(Ressuscitou realmente).



Na china, 
a Páscoa não é comemorada porque o povo chinês já tem um dia de memória aos mortos no dia 5 de abril é o"Ching-Ming" que é uma festividade que ocorre na mesma época da Páscoa, onde são visitados os túmulos dos ancestrais e feitas oferendas, em forma de refeições e doces, para deixá-los satisfeitos com os seus descendentes.
Os cristãos na China,costumam ir à igreja nesta época, mas não há grandes comemorações em família.





Nenhum comentário:

Postar um comentário